Geral | Quinta-Feira, 17 de Agosto de 2017 às 18:19h(2,556 visualizações)

Conselhos visitam Usina adquirida pelo Grupo Creluz

Evento interno marcou a inauguração do empreendimento em Crissiumal



Na quinta 17, os Conselhos de Administração e Fiscal do Grupo Creluz, juntamente com uma comitiva de funcionários, visitaram a Usina Hidrelétrica Caa-Yari, localizada no Rio Lajeado Grande interior do município de Crissiumal, Rio Grande do Sul.

A visita marcou a inauguração deste que é o oitavo complexo de geração de energia elétrica do Grupo Creluz, sendo a sétima usina hidrelétrica a compor a matriz de produção da Cooperativa.

Além das sete Centrais Hidrelétricas, a Creluz possui uma Usina Solar construída em 2016 em Boa Vista das Missões. Já a Usina Caa-Yari entrou em operação no dia 10 de julho de 2013, sendo de propriedade da empresa GHM Geração Elétrica, em 2016 foi adquirida pelo Grupo Creluz.

A aquisição da Central de Geração Hidrelétrica (CGH) foi aprovada por mais de 1.700 associados da Cooperativa em Assembleia Geral Ordinária que aconteceu no município de Vicente Dutra no mês de janeiro do corrente ano e referendada pelos conselheiros.

Após a aquisição o empreendimento passou por uma completa reforma recebendo o padrão das Usinas da Creluz. A Central Hidrelétrica tem uma potência: 1,2 MW/h e uma vazão de 13m³/s. Como padrinho da obra foi escolhido o padre Hilário Silvestre Barbieri, que atualmente atua na Paróquia de Rodeio Bonito, mas já desenvolveu suas atividades na região Celeiro e inclusive conhecia o empreendimento, acompanhando a sua construção e visitando o local.

O presidente do Grupo Creluz, professor Elemar Battisti, destaca que devido ao cenário complicado para a construção de novos complexos hídricos, a Cooperativa se deparou com a possibilidade de aquisição desta usina já construída e operando, sendo um negócio bastante viável para a Cooperativa, pois corta um enorme atalho em todo o burocrático e difícil processo de licenciamento.

“Os conselhos estão muito satisfeitos com o resultado do investimento, já que a Creluz com a experiência e o ganho de escala, pois já possui outras usinas semelhantes, conseguiu melhorar os índices do empreendimento o que resultará no retorno antes do esperado”, resume Battisti.

Fonte: Edevaldo Stacke/Ascom Creluz

Imagens


Compartilhar

Voltar ao topo