Geral | Quarta-Feira, 07 de Julho de 2010 às 09:03h(733 visualizações)

Jornal Zero Hora: Projeto gaúcho na Inglaterra


Cooperativa de Pinhal opera pequenas centrais hidrelétricas com baixo impacto ambiental

Um sistema de geração de energia instalado no norte do Estado virou exemplo de prática sustentável para o mundo. O modelo de represas para abastecimento de hidrelétricas da Cooperativa de Distribuição de Energia (Creluz), de Pinhal, foi reconhecida por uma ONG britânica pelo uso adequado dos recursos naturais.

A cerimônia de premiação será amanhã, em Londres, com o anúncio do projeto vencedor. A cooperativa gaúcha é a única finalista que produz energia por meio de usinas hidrelétricas, em um sistema que não necessita de grandes represas. São seis Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), movidas pela água dos rios, evitando alagar grandes áreas e retirar famílias de suas propriedades.

– Quando se fala em usinas hidrelétricas, as pessoas imaginam um ecossistema que se perde e famílias que precisam ir embora. Mas não é o que acontece aqui. A água do rio é aproveitada com o menor impacto possível – ressalta Joviano Perotti, assessor de gestão ambiental da cooperativa.

Com o sistema, a Creluz gera e distribui energia para cerca de 20 mil famílias em 36 cidades da Região Norte. Cerca de 70% dos associados da Creluz são agricultores, e o grupo também atende a reservas indígenas em Liberato Salzano e Iraí, em parceria com o programa federal Luz Para Todos.

– Além do mínimo impacto ambiental, chamou a atenção da ONG o preço da energia, que não é reajustado há seis anos para o associado e até teve redução – explica Elemar Battisti, presidente do Grupo Creluz.


Modelo para o mundo

O PRÊMIO

- A distinção é concedida pela Ashden Awards, ONG fundada em 2001 que incentiva a geração de energia limpa, renovável e sustentável em países da América Latina, África e Ásia, além do Reino Unido. Nesta edição do prêmio, concorreram 104 projetos de 49 países.

- Em fevereiro, um juiz do prêmio visitou as seis usinas e entrevistou associados. Em março, a ONG anunciou que a cooperativa gaúcha havia sido selecionada como uma entre as seis finalistas.

- Em maio, um documentarista da BBC de Londres esteve na região para gravar um documentário de cinco minutos, que será apresentado amanhã, durante a cerimônia de premiação.

OS OUTROS FINALISTAS

- Índia, D. Light Design: projeto de lanternas solares com preço acessível.

- Nicarágua, Tecnosol: energia solar em estabelecimentos médicos.

- Vietnã,Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural: distribuição em larga escala da tecnologia de produção de biogás.

- Quênia, Sky Link Innovators: popularização do uso de biogás para cozinha.

- África Sub-saariana (Uganda), Rural Energy Foundation: projeto de estimulo à prática sustentável para produção de energia solar.

A CRELUZ

- É uma cooperativa fundada em 1966, com sede em Pinhal, no norte gaúcho.

- Até o ano 2000, operava apenas com a distribuição de energia de outras empresas.

- Atualmente, tem seis usinas em Taquaruçu do Sul, Seberi, Palmeira das Missões, Erval Seco, Cristal do Sul e Novo Tiradentes.


Texto retirado na íntegra de: ZERO HORA - ANO 47 Nº 16382 - Pg. 30 - PORTO ALEGRE, QUARTA-FEIRA, 30 DE JUNHO DE 2010.

Link da notícia publicado em: Clique aqui para visualizar!

Fonte: Departamento de Comunicação

Compartilhar

Voltar ao topo