Programas Sociais


Programa Social

O Programa Social Água Limpa foi criado com o objetivo de apoiar associações comunitárias de poços artesianos, localizados na área de atuação da empresa, visando melhorar a qualidade de vida da população, levando saúde e bem-estar às famílias da região. Através do Água Limpa, que é financiado com verba social da própria cooperativa, os beneficiários recebem gratuitamente toda a estrutura de rede para alimentar os poços artesianos. Para ser contemplada a comunidade deve ser ligada à Creluz. Desde a sua criação, em 2002, já foram atendidas pelo programa, mais de 25.000 pessoas.

Programa Social

Em 2011, a Agência Nacional de Energia Elétrica determinou que as redes de iluminação pública passem a ser responsabilidade apenas dos municípios. Diante disso, em 2011 foi instituído o Programa Social Pró-Lumi, que tem a finalidade de melhorar a segurança e a qualidade de vida das pessoas de sua área de atuação, modernizar todo o sistema de iluminação pública dos municípios na área urbana e nos distritos e povoados. Neste Programa a Creluz após efetuar os investimentos necessários, doa todos esses ativos para os municípios beneficiados em perfeito estado de conservação sendo estes responsáveis apenas pela manutenção das instalações. Assim, mais uma vez, a Creluz cumpre a sua função social e garante um bom atendimento aos seus associados.

Programa Social

O Programa Ligar tem como objetivo levar energia elétrica para comunidades carentes e assim proporcionar desenvolvimento social e econômico.

Com o intuito de não deixar nenhuma família de sua área de abrangência sem acesso à energia elétrica, a Creluz, realiza a instalação elétrica completa da residência, coloca ramal de ligação e, inclusive, custeando a mão-de-obra e materiais.

O Programa foi criado em 2005 para atender exclusivamente famílias carentes e próximas ao sistema de distribuição de energia. Até o momento, já foram atendidas aproximadamente 7.000 pessoas. As ações do Ligar transformaram a vida de pessoas excluídas, que devido a sua condição econômica jamais teriam acesso à energia elétrica.

Programa Social

Com um processo de produção de mudas totalmente ecológico e sustentável, aproveitando a captação da chuva e os rejeitos orgânicos recolhidos nos canais das usinas hidrelétricas do Grupo Creluz, o Horto Florestal se tornou referência em preservação ambiental.

O Horto Florestal conta com uma área de 22 hectares, capacidade de produção de aproximadamente 400 mil mudas ano de 40 espécies nativas diferentes, auxiliando associados e entidades no reflorestamento da região.

“Fazer este trabalho exige muita dedicação e comprometimento com o meio ambiente e a sustentabilidade, com o propósito de ajudar a transformar a realidade tentando deixar um planeta melhor para as futuras gerações”, resume Elemar Battisti, presidente do Grupo Creluz.

Programa Social

O Programa de Eficiência Energética tem como finalidade reduzir o consumo das famílias carentes ao destinar geladeiras econômicas e recolher as geladeiras velhas, que são encaminhadas ao fabricante para o descarte.

As famílias em situação de vulnerabilidade social beneficiadas pelo Programa, são apontadas após um levantamento de dados levando em consideração o histórico do Cadastro Único do Governo Federal para os programas sociais.

Antes de receber a geladeira, os técnicos da Cooperativa também fazem um estudo com a medição do consumo de energia das famílias. Após a análise de todos estes dados e critérios, acontece a definição das famílias contempladas.

“Seiscentas geladeiras doadas a famílias carentes, entidades e escolas é um número muito significativo, são ações assim que melhoram a qualidade de vida das pessoas com dignidade e revelam o compromisso social que temos em nossa área de atuação” salientou o presidente do Grupo Creluz Elemar Battisti.

Programa Social

O programa Ligado nas Escolas é um programa educacional instituído pela Creluz com os seguintes objetivos:

Capacitar os educadores das escolas municipais e estaduais em agentes multiplicadores dos conceitos de uso eficiente e seguro da energia elétrica, bem como outros conceitos ligados à temática ambiental, por meio das atividades previstas na metodologia PROCEL Educação e de atividades complementares;

Estimular a realização de ações pedagógicas, envolvendo professores e alunos da educação básica de forma direta, bem como suas famílias e as comunidades do entorno de forma indireta;

Disseminar informações básicas sobre o uso racional da eletricidade, bem como outros conceitos ligados à temática ambiental, para o público infanto-juvenil, com o objetivo de reduzir o desperdício de energia elétrica em suas residências e promover a sustentabilidade do meio ambiente.

Promover a eficiência energética, a sustentabilidade ambiental e a melhoria das condições de vida dos associados atendidos pela CRELUZ.

Programa Social

Com o intuito de aproximar ainda mais os associados e a cooperativa, a Creluz disponibiliza acesso a linhas telefônicas com custos mais baixos e acessíveis. Os convênios firmados com as operadoras Vivos, Claro e Oi proporcionam a opção de escolha dos planos de Pacotes de Minutos e de Dados Móveis (internet) que melhor se enquadra nas necessidades do associado. Com esse programa, mais um objetivo do Cooperativa foi alcançado, o de facilitar a vida de deus associados, encurtando distancias entre pessoas, garantindo acesso a informações e cultura, entre outras.

Voltar ao topo